sábado, 12 de julho de 2008

Século XIX...


Inglaterra, Império Austro-Húngaro, Prússia, Rússia e França se reuniram no CONGRESSO DE VIENA.Na mesma época houve a reforma de fronteiras na Europa.
A PAZ DOS CEM ANOS teve fatores que ajudaram a iniciar a 1ªguerra mundial, como a unificação dos estados da Prússia, formando a Alemanha, que após tomar parte das terras da França, se aliou ao Império Austro-húngaro.
Uma porção de terras muito desejada era a dos turcos-otomanos.A Inglaterra tentava aos poucos enfraquecê-los, e também acaba disputando o Afeganistão com a Rússia.
A França tinha interesse nas terras da Síria e no Líbano, argumentando que queria defender aos cristãos.
Já a Alemanha queria o golfo pérsico, em busca de petróleo, e se alia aos turcos.
Outra intenção da Inglaterra era dominar o continente africano.Após alguns conflitos foi organizado o CONGRESSO DE BERLIM, com o propósito de dividir a África.Apesar de o congresso ser alemão, estes ficaram com a parte com menos zonas a serem exploradas, o que deixou os alemães bem contrariados.
Durante esse tempo os países viviam a PAZ ARMADA, apenas se preparando para uma possível guerra.
O FATOR EXPLOSIVO foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, que tinha como finalidade agregar parte da Bósnia, com isso o IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO se coloca em frente à Sérvia, que tinha proteção da RÚSSIA, que se põe à frente dos austro-húngaros, protegidos pela ALEMANHA, que além de se colocar em frente aos russos, também deveria guardar sua fronteira com a França, por já ter ocorrido certo atrito entre os dois países.
Existia uma teoria que dizia que no caso de uma guerra de grandes proporções, o país que tivesse a primeira ação ganharia a guerra, assim a Alemanha começou, e pelo lado errado.Parte do território que atacou fazia parte da Bélgica, país neutro, que era defendido pela Inglaterra, enfraquecida outros países entraram no combate para detê-la.Inglaterra, França e Rússia formavam a tríplice entente, mas a Rússia acabou saindo da guerra antes, devido à uma revolução interna.
A Alemanha foi considerada culpada da guerra e também a perdeu, assim, tiveram que arcar com as consequências dos outros países, causando revolta.
Antes foi dito que uma atitude como essa poderia dar origem um novo ditador na Alemanha, o que escreverei numa próxima.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

TUDO MUDA


Bom, abri a página de postagens ainda nem sei o motivo, mas senti uma vontade de escrever, enquanto olhava algumas coisas que ainda estavam na caixa de mudanças.Encontrei um CD com 13 faixas, bem religioso, da época que eu freqüentava igreja, o que aconteceu nesses dois anos?Tanta coisa mudou....
Olhei também uma foto com uns antigos vizinhos, que eu tive que esquecer, as pessoas não ficam para sempre nas nossas vidas, cada um segue um rumo, procura novas coisas, lugares, e até outros amigos, ninguém é insubstituível.
Com o tempo passando cada vez mais rápido eu só me pergunto o motivo de tudo isso, estar aqui, procurando algo bom, mas isso irá acabar!E depois?Algo me espera?
A vida muda tanto, mas existem coisas que nunca mudam, e até pessoas que parecem não ser insubstituíveis.O que fazer com exceções?Já repararam que muitas vezes são elas que seguram nossos passos?
Ouvindo "Everybody's changing", do Keane, pensei nessas coisas.
Tudo muda, e nada muda.
O que fazer para a vida seguir o rumo certo?
Só depois de viver essa resposta pode ser dada.
Para ouvir é só clicar:
Everybody's changing-Keane